Turquia




A Turquia, um país muçulmano com um regime secular moderado, onde a religião esta separada do poder político. Desde a sua fundação, por Atatürk, que os seus dirigentes apostam em levar a Turquia para o nível comparada aos países desenvolvidos e envolvidos na modernidade.
Este é um bom exemplo do que a União Europeia tende a" recomendar" para outros países muçulmanos mais radicais.
Se este é um bom exemplo, porque a Turquia não adere ao clube restrito da UE?
irei expor as vantagens e desvantagens de uma eventual adesão.

Vantagens:

1- O país está situado numa zona geográfica de extrema importância para a segurança da UE bem como do mundo.Faz fronteira com o Irão, Síria , Iraque, Arménia e Geórgia (do lado oriental, países estes que sofrem de problemas sociais, políticos,económicos, terrorismo dentro dos próprios Estados, migrações e tráficos de varia espécie). Ser membro da UE traria para Turquia desenvolvimento e melhoramento do nível de vida do país, bem como, um melhoramento no nível de vida dos países vizinhos.

2- O seu vasto mercado poderia servir de alavanca para as industrias europeias, trazendo crescimento económico aos países da própria União, além do crescimento ocorrido internamente.

3- a adesão da Turquia passaria para o mundo árabe uma mensagem de tolerância e de aceitação por parte da UE. A adesão deste país, seria visto aos olhos do mundo, como sendo um actor ainda mais importante nas relações internacionais, posicionando na dianteira perante o mundo árabe,obtendo uma voz credível na aceitação da Paz perante os seus países vizinhos.


Desvantagens:

1- A questão dos curdos poderia trazer desconfiança aos países vizinhos, onde residem importantes comunidades curdas, trazendo consigo instabilidade social e política.

2- Sendo a Turquia um Estado muçulmano, venerando Maomé, e os Estados membros da UE venerando Cristo,passa a existir uma real divisão de crenças, poderia trazer divisões no seio da UE.Contudo, a minha opinião vai no sentido em que, seria um sinal de abertura e que todas as questões religiosas estariam ultrapassadas.

3- O peso demasiado grande que a Turquia iria assumir no seio da UE põem nervosos as grandes capitais que comandam a UE inviabilizando assim uma plena integração da Turquia.

4- O facto de fazer fronteira com países já mencionados, ( também faz fronteira com 2 países já membros da UE-Grécia e Bulgária) traz graves problemas de segurança, pois as vastas fronteiras podem ser bastante permeáveis, possibilitando a entrada de possíveis terrorista, bem como a propagação do crime Transnacional, que põem em xeque a segurança do Estado.


Quer se queira quer não, a Turquia pertence a nível cultural à Europa. O sentimento de rejeição por parte dos turcos em relação à Europa pode trazer dissabores. A humilhação sentida pode trazer um aumento do nível de extremismo, bem como a passagem de um aliado do Ocidente para o campo de Moscovo ou para uma maior ligação aos seus vizinhos árabes, impossibilitando um maior diálogo com a Europa.
Este país tem um potencial geo-estratégico de grande importância nunca podendo a Europa se esquecer deste factor.
Como diz o velho ditado " mais vale um pássaro na mão do que dois a voar " .
É preciso uma reestruturação no seio da UE para acomodar adesão da Turquia, mas para isso, tem que haver uma grande vontade política por parte dos seus membros.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bem, este é um assunto complicado, mas penso que no geral a integração da Turquia na UE terá um resultado positivo.

E já agora, não sei se a maioria da UE se possa considerar Católica. Cristã sim, mas há bastantes Protestantes e Ortodoxos a juntar aos Católicos.

Santiago Mbanda disse...

Bem, não tenho uma opinião formada sobre a integração da Turquia. Mas pelos factores que o bloguista apresentou, creio que é algo a ter em atenção.

Gostei do formato do blog.

Abraço.